OPERAÇÃO ÁGATA FRONTEIRA NORTE

Novas ações em apoio à Terra Indígena Yanomami estão em pauta

Encontro reuniu Forças Armadas, agências e Órgãos de Segurança Pública
Publicada em: 01/08/2023 21:24
Imprimir
Fonte: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Operação Ágata Fronteira Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, acompanhado do Alto-Comando da Operação, presidiu a reunião, ocorrida no dia 20/07, entre Forças Armadas, agências e Órgãos de Segurança Pública (OSP), visando a coordenar novos avanços no trabalho conjunto em apoio à Terra Indígena Yanomami (TIY).

Na ocasião também estiveram presentes o Subcomandante do Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, o Chefe do Estado-Maior Conjunto, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, o Comandante da Força Naval Componente (FNC), Contra-Almirante (FN) Reinaldo Reis de Medeiros e o Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e da Força Terrestre Componente (FTC), General de Brigada Paulo Edson Santa Barba.

Durante a reunião, o General Costa Neves destacou sobre a relevância da integração das Forças Armadas, Agências e Órgãos de Segurança Pública em apoio à TIY. “A nossa união significa a presença do Estado Brasileiro nessa região. Esse esforço aqui é para prover saúde a eles (indígenas)”, ressaltou o Oficial-General.

Dentre as ações planejadas, de acordo com o Subcomandante do Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, já estão sendo executadas as operações Homoxi e Rangel em combate ao garimpo ilegal. “Nós já temos, só nessa parte mais repressiva, cerca de 35 prisões de garimpeiros ilegais. Capturamos em Homoxi, por exemplo, mais de 15 garimpeiros ilegais e vamos permanecer lá até estabilizar a região. Hoje, estamos atuando em Rangel, junto ao Ibama”, pontuou.

Nesse contexto, o Analista Ambiental e Superintendente do IBAMA em Roraima, Diego Milleo Bueno, ressaltou sobre o trabalho prestado pelas Forças Armadas na região da TIY. “Gostaria de enfatizar a importância dessa ocupação em Homoxi. Parabenizo aqui o trabalho das Forças Armadas e do esforço que fizeram, porque ali é uma reconquista de território”, enfatizou.

Na oportunidade, o Comandante do Comando Conjunto ainda reafirmou o comprometimento da Operação Ágata Fronteira Norte em manter esforços constantes para coibir atividades ilegais e proteger as comunidades indígenas do TIY. “O Estado Brasileiro entende a predominância das ações e esses deslocamentos que vocês precisam fazer para prestar assistência. Nós vamos prover a segurança de vocês para irem lá e atuarem”, pontuou o General Costa Neves.

Ao final do encontro, o Comandante da Operação agradeceu a presença das agências e dos Órgãos de Segurança Pública e ratificou a necessidade de coordenar novas medidas para que o sucesso da Operação perdure nas comunidades indígenas.

Fotos: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte